O governo do Paraná acaba de avalizar três projetos esportivos mantidos por Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA): Meninos do Lago, Velejar é Preciso e Jovens Atletas, Correndo para o Futuro.
Um grupo de 31 adolescentes – participantes de um dos três projetos – foi contemplado pelo Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), do governo do Estado, que dá um incentivo financeiro aos melhores atletas do Paraná. Até o final do ano, os participantes vão receber uma ajuda de R$ 500 mensais. A cerimônia de adesão aconteceu nesta segunda-feira (31), em Curitiba.
O critério de seleção foi o desempenho dos esportistas em 2013. Jair Pacentchuck Júnior, do Jovens Atletas, foi um dos selecionados. Ele é o primeiro do ranking brasileiro no arremesso do martelo e o terceiro da América do Sul, na categoria Menor.
Para o atleta, esse recurso o tornará mais independente e animado para continuar os treinamentos, pois o atletismo passa definitivamente a ser visto como a sua profissão. “Já recebo uma bolsa do município de R$ 400. Agora, com mais esta ajuda não dependerei tanto dos meus pais. Posso dizer que sou um profissional”, disse.
Para o técnico do Jovens Atletas, Sérgio Muniz dos Santos (Quick), esse valor ajudará na formação e será um reforço na renda familiar. “Se os pais tinham alguma dúvida de que o esporte poderia ser uma profissão para o filho, agora, não tem mais. Estão orgulhosos”, disse.
Opinião semelhante é de Argos Rodrigues, da Confederação Brasileira de Canoagem. “Nossos garotos mereceram este reconhecimento. Agora, poderão contribuir com a renda de suas famílias.”
Segundo Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), esse aval do governo do Estado demonstra que o trabalho está seguindo na direção correta. “Esse é mais um salto para que o projeto cresça e mais adolescentes possam ser beneficiados e conquistem as sonhadas medalhas.”
Por JIE