Visando a proteção ao turista que vem o estado do Paraná nos jogos da Copa do Mundo, o Procon-PR reuniu nesta semana dezenas de entidades ligadas à preparação do Mundial no estado, para tratar de ações que possam determinar um atendimento rápido e decisivo na defesa do consumidor.
A coordenadora do Procon de Curitiba, Claudia Silvano, lembrou que milhares de turistas estrangeiros e brasileiros estarão circulando pela cidade-sede, e “nós precisamos estar preparados para uma resposta rápida aos reclamos que certamente virão”.
O coordenador-geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha, ressaltou a importância da integração. “Existe hoje uma perfeita integração entre os órgãos estaduais e municipais, e todos os setores envolvidos na proteção do consumidor estão focados neste trabalho”, disse.
Os setores do turismo estadual e municipal estão elaborando guias de informação ao turista, que também servirá de orientação ao consumidor. “Serão informações úteis nas áreas de defesa de consumidor, segurança, saúde e ação social”, disse Paulo Mosimann, assessor da coordenação estadual da Copa.
Participaram da reunião, também, as seguintes pessoas: Maximiliano Deliberador (Ministério Público), Luciano Bartolomeu (Abrasel), Cristiane Santos e Aline Orteha (Instituto Municipal do Turismo), Rômulo Bronwel e Letícia Tonetto (Abih), Iroclê Wykrota (Associação Comercial do Paraná), Evelyn Portela (Anac), Edson Nogueira (Infraero), Christiano Bettega (Anit), Michelle Alves, Sabrina Mendes (secretaria municipal da Saúde), Pedro Mariucci Neto e Eliane Sanches (Paraná Turismo) e Caroline dos Santos e Juliana Haluch Bastos (Procon de SJP).
Agência Estadual de Notícias