Por Daryanne Cintra
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, de Foz do Iguaçu passará a ganhar, a partir do dia 1º de abril, o mesmo salário que é pago aos secretários municipais. Foi o que anunciou o secretário da saúde Charles Bortolo, durante sua participação no Jornal da Cultura nesta quinta-feira, 27. Além disso, o salário dos demais diretores do hospital será também o mesmo que recebem os diretores municipais que trabalham na prefeitura.
Com relação ao salário do diretor presidente o valor será agora de R$ 9.500 mil reais, mensais. De acordo com Charles Bortolo, a decisão sobre a redução dos pagamentos foi tomada pelo Conselho Fiscal e Conselho Curador do Hospital Municipal. “O prefeito Reni Pereira assinou os decretos que deram o parecer para a constituição dos conselhos. Na quarta-feira tivemos a primeira reunião, e a redução dos salários foi item votado e decidido”, explicou.
Com o retorno dos conselhos duas novas cadeiras participativas foram ampliadas, e ainda o Sismufi – Sindicado dos Servidores Municipais também voltou com um membro titular para cada conselho. “Antes muitos atos eram tomados a cunho emergencial. A Fundação não tinha regra para aplicar os recursos que recebia, até porque o conselho não havia aplicado às diretrizes necessárias. A partir de agora tanto o Conselho Fiscal quanto o Curador darão essas diretrizes”, completou o Bortolo.