Mônica Nasser
Uma história que teve início em novembro de 1956 e se oficializou com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade, em março de 1965. Diferente do objetivo atual, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT, a ponte da amizade foi construída estrategicamente pensando em um risco de guerra na América do Sul. Inicialmente a idéia não era que fosse construída apenas uma ponte, mas que fosse uma rodovia de ligação dos países da América Latina. Neste contexto a questão econômica já despontava como foco principal num momento importante da história brasileira, o Brasil queria ampliar seu comércio, em especial, com o Paraguai, Bolívia, Peru e a Argentina.
Toda a estrutura do local e seu formato em forma de arco foram intencionais. Para que , para que a navegação não fosse prejudicada foi feito um vão livre sustentado por um gigantesco arco de concreto. Registros revelam que a armação de ferro veio de Volta Redonda, da Companhia Siderúrgica Nacional.
Esta semana, estiveram visitando a principal via de ligação entre os países, técnicos e engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Brasília e do Paraná. O objetivo é analisar o projeto de reforma e revitalização da Ponte Internacional da Amizade, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). Entre as várias ações previstas estão, barras de proteção, cobertura na passarela de pedestres, recapeamento asfáltico e uma nova iluminação com mais segurança. O custo da reforma da Ponte da Amizade é estimado em R$ 10 milhões.