Mônica Nasser
A Faculdade União das Américas (Uniamérica), que antes pertencia a um grupo privado, agora é administrada pela Associação Internacional União das Américas (AIUA), a primeira instituição privada da região que faz parceria com uma universidade pública, raros exemplos no Brasil seguem este modelo.A parceria é entre a UNILA e a Uniamérica, para implantação do curso de Medicina em Foz do Iguaçu.
O Termo de Cooperação ou convênio foi assinado entre as partes e é considerada uma parceria público – privada. As mudanças tiveram início em agosto do ano passado e de acordo com Ryon Braga, diretor- presidente da AIUA, a Uniamérica cederá o espaço físico. “A UNILA vai compartilhar Know-how, tecnologia, compartilhará pesquisas, eventos, publicações científicas. Achamos que seria interessante e uma contribuição relevante para facilitar a entrada do curso de Medicina na cidade de Foz do Iguaçu”, completou. A mudança vem de encontro ao plano de expansão do Governo Federal de aumentar o número de médicos no País e a necessidade de implantação de novos cursos de Medicina em Universidades Federais.
Com 11 laboratórios, diversos cursos na área da saúde e o dobro da capacidade hoje utilizada para os alunos, os laboratórios da Uniamérica ligados a saúde serão compartilhados, no turno diurno, com os alunos da UNILA. “É um avanço tremendo para a cidade e é o desejo de todos há quase uma década. A mudança trará mais médicos, mais clínicas, mais ambientes de saúde e é uma riqueza a médio e longo prazo”, concluiu Ryon.
A Associação comprou a Uniamérica ano passado e começou o processo de reestruturação com métodos de ensino mais modernos e dinâmicos. A organização não tem fins lucrativos e permite a inclusão de mais participantes e interessados. A meta é atingir 28 cursos de graduação e seis mil alunos.
Evento:
Nesta sexta-feira, às 20hs, no Auditório da Uniamérica, será apresentada ao público a nova Associação que administra a Uniamérica.
Informações:21059001