Seis policiais civis foram afastados de suas funções e três deles foram presos na última quarta-feira (26), acusados de envolvimento em um esquema de roubo de cargas no Oeste do Paraná. A prisão ocorreu durante a operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu.
Ao todo foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, além de outros sete mandados de prisão, nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Santa Terezinha do Itaipu, Foz do Iguaçu e Curitiba.
Os acusados terão que responder ao processo que corre na Justiça. O Gaeco vai continuar as investigações para saber se há mais pessoas envolvidas, quanto foi roubado até agora pelo grupo e qual o destino da carga após os assaltos.
Com o afastamento do delegado de São Miguel do Iguaçu, quem assume interinamente é o Delegado Paulo Caldas, da Delegacia de Santa Terezinha de Itaipu e que responderá por registro de boletim de ocorrência, e serviços de plantão. Sobre a possibilidade de enviar outro delegado para o Município, o critério dependerá de uma decisão hierárquica, segundo o Gaeco. Com as investigações três policiais civis da Delegacia de Medianeira tiveram mandado de prisão, e outros dois foram afastados das funções. (dois escrivães de polícia e três investigadores).
Na Delegacia restou apenas um policial, que hoje recebeu o reforço de agentes penitenciários para ajudar na segurança dos 127 presos da Delegacia da Medianeira.
A rádio Cultura entrou em contato com o Delegado Paulo Caldas, que confirmou responder hoje pelas Delegacias, de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira (devido a uma viagem do delegado oficial) e ainda continua no plantão da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu.