O Taekwondo auxilia na abertura de espaço na sociedade aos jovens carentes, traz o resgate de valores éticos e morais e permite o conhecimento de um esporte olímpico, onde o treino é de alto custo. Tudo isso é oferecido gratuitamente nos Centros de Convivência e no Centro da Juventude.
No Centro da Juventude, as aulas de taekwondo iniciaram em abril do ano passado, oferecendo aulas aos meninos e meninas nas terças e nas quintas no período da tarde, aos jovens de 12 a 18 anos. Nos outros Centros de Convivência, as aulas são aos jovens de 6 aos 16 anos.
Para uma das alunas do Centro da Juventude, Nicole Bisturini da Silva, o aprendizado é muito gratificante: “nós aprendemos a defesa pessoal, fazer pré-exercício e alongamentos antes da luta começar e sonho algum dia em ser uma atleta olímpica”, comentou a jovem moradora do Jardim Tarobá.
O Diretor Geral do projeto, o professor Emídio Silveira (Pitt Bul), comentou que existem planos com todos os envolvidos. “Estamos preparando daqui alguns meses uma competição interna para os praticantes da arte marcial, para terem a ideia de como é uma competição de taekwondo e, além disso, construir um espírito esportivo”.
O Projeto tem parceria com as Secretarias da Assistência Social e Esporte, além da Secretaria de Segurança, que busca recursos através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Programa tem como objetivo investir e auxiliar por meio da articulação dos órgãos federais, em regime de cooperação com os estados, Distrito Federal e municípios e com a participação das famílias e da comunidade, mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira e mobilização social, visando à melhoria da segurança pública.
Por AMN