As chuvas nesse começo de outono que ajudaram a devolver umidade a terra, que estava seca por causa do longo período de estiagem, colaborou para o avanço do projeto Florir Foz. A Secretaria de Meio Ambiente que já recebeu a remessa de mais 40 mil mudas de flores, conseguiu com as condições proporcionadas pelo tempo fazer o plantio de cerca de 30 mil plantas. Elas já estão enfeitando os canteiros nas avenidas Paraná, das Cataratas e está sendo iniciado o trabalho na avenida JK. Nos próximos dias a cidade deve receber mais remessas das 75 mil flores ornamentais que foram compradas por meio de licitação, para o projeto paisagístico.
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e também dos participantes do Patronato Municipal estão trabalhando no preparo dos canteiros e no plantio. Eles são responsáveis pela adubação da terra, que é feita com o composto orgânico, produzido no aterro sanitário com os restos de podas de árvores e grama. O resultado é um adubo orgânico, que além de ir para os canteiros das ruas e avenidas, também é cedido para hortas comunitárias e escolares.
Em cada canteiro de flor, são formadas figuras geométricas onde são plantadas as mudas, que vão colorir a cidade nos próximos meses. São espécies de tagetes, salvia, cravina, tenta, mini rosa e gazânia, flores típicas da estação e que se adaptam bem a esse clima quente. Elas deverão florir os corredores turísticos de Foz durante os próximos seis ou até dez meses.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Matkievicz, “cerca de 30 mil mudas já foram plantadas e logo começarão a florescer. Estão prontos os canteiros da avenida Paraná, entre o Boicy e o Shopping Cataratas JL e toda a extensão da avenida Jorge Schimmelpfeng. Foram iniciados os serviços na avenida das Cataratas do Boicy até o trevo da Argentina e na avenida JK. Nesta última foram retirados os antigos canteiros de salvia, entre a área do viaduto e a região dos bancos. Agora eles irão receber as novas flores”, informou o Secretário.
AMN