Por Daryanne Cintra
O Certificado Digital é um documento eletrônico de identificação que contém dados sobre uma empresa ou uma pessoa, como se fosse uma carteira de identidade, só que eletrônica. Aos poucos o serviço tem ganhado novos adeptos no Brasil. De acordo com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais – FACIAP, a expectativa é que neste ano cerca de quatro milhões de certificados sejam emitidos no país.
A autoridade de registro de certificação digital da Faciap, Paulo Henrique Batista, disse que o certificado pode ser usado em várias situações. “No caso da pessoa jurídica o documento eletrônico pode ser usado para emissão de nota fiscal, para ter acessos a serviços da Receita Federal, e ainda poder fazer assinaturas de contrato digital que terão a validação jurídica”, explicou.
Ainda de acordo com Paulo, a finalidade do certificado é desburocratizar as necessidades da empresa ou da pessoa. “A ideia é tornar tudo mais simples. Por exemplo, para quem faz a declaração do Imposto de Renda de Modo Simplificado, e que já possua o certificado digital, vai receber da Receita Federal a declaração pré- preenchida, e poderá assinar digitalmente”.
Para solicitar a emissão do Certificado Digital, o interessado deve procurar um posto de atendimento autorizado pela Federação. Em Foz do Iguaçu a Associação Comercial e Industrial – ACIFI presta este tipo de serviço. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Outras informações pelo telefone 3521-3326.