A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) e a Secretaria Municipal da Educação (SMED), se uniram para levar aos alunos da rede pública municipal a história dos primórdios de Foz do Iguaçu, que em 10 de junho completará 100 anos. Para isso, a Casa do Centenário, uma réplica parcial de uma casa de madeira, do início da colonização da cidade, será instalada a cada semana em uma escola municipal.
A Escola Municipal Adele Zanotto Scalco, localizada no CAIC do Porto Meira, será a primeira a receber o projeto, a partir de segunda-feira, 24. Os alunos poderão tirar fotos no local e conhecer a casa, que contém mobília com mesa, cadeiras, balcão, prateleira, além de utensílios domésticos da época da colonização. No seu interior há também uma pequena exposição de fotografias, com fragmentos da história de Foz do Iguaçu.
Segundo a coordenadora do projeto do centenário da SMED, Lucila Parra, “esse é um trabalho de parceria e a SMED entrou com a cedência das escolas, contando com a permissão dos diretores, que foram comunicados anteriormente; serão ao total 10 escolas, e foram escolhidas as maiores, para atingir o maior número de estudantes, e isso, a princípio, até a semana do município, em junho, quando a cidade completar 100 anos”, declarou.
Lucila Parra informou que a secretaria da Educação disponibilizará um grupo de monitores, que realizarão atividades e farão a orientação aos alunos sobre a casa e sua história. “O conteúdo sobre o município já é trabalhado anualmente com os alunos, então, os monitores reforçarão esse conteúdo”, disse.
A coordenadora falou ainda sobre a receptividade do projeto nas escolas. “Quando conversamos com as diretoras, todas foram bastante receptivas, principalmente porque a casa vai até a escola; dessa forma, o projeto atingirá todos os alunos dessas escolas, sem a necessidade deles se deslocarem até a casa”, concluiu.
Projeto – A Casa do Centenário é um projeto da Secretaria Municipal de Turismo e integra as ações das festividades dos 100 anos de Foz do Iguaçu.
Foi inaugurada oficialmente pelo prefeito Reni Pereira, no dia 30 de agosto do ano passado, durante a Feira do Livro, realizada na Praça do Mitre e, em dezembro, fez parte da programação do Natal das Cataratas.
Para esta etapa, o projeto conta com o apoio do Recanto das Artes Móveis Rústicos, do Sr. Dario Davies e do Rancho Colorado, do Sr. Miguel Urnau.
Segundo o coordenador do centenário e secretário adjunto da SMTU, Celso Azevedo, “o objetivo desse projeto é integrar a comunidade com o centenário, por meio da memória da cidade, na valorização dos pioneiros que escolheram Foz do Iguaçu para viver e prosperar”, relatou.
A Escola Municipal Adele Zanotto Scalco fica na Rua Javier Koelbel, 1.923, no Jardim Boa Esperança – Região do Porto Meira.
AMN