Mônica Nasser
O Programa Guarda Subsidiada, através da Associação Fraternidade Aliança (AFA) realizará, no dia 24 de março, duas palestras sobre o funcionamento do Programa de Família Acolhedora. O objetivo do evento que vai acontecer na sede da AFA, visa esclarecer as dúvidas e incentivar às famílias interessadas em ingressar no projeto.
Hoje no município, seis famílias acolhem oito crianças e adolescentes. De acordo com André dos Santos, gestor da AFA, a idéia é identificar as pessoas que se encaixam no perfil exigido. “São crianças que foram afastadas do convívio familiar por uma medida protetiva, até que se decida judicialmente qual será o destino desta criança, retornar para sua família de origem, ir para uma família extensa, ou ainda ser encaminhada para adoção”, concluiu.
Atualmente são 27 famílias inscritas, e as selecionadas para acolher a criança ou adolescente, receberão acompanhamento de uma equipe técnica e um subsídio no valor de um salário mínimo nacional, para auxiliar nas despesas. “Esta ação pode mudar a vida de uma criança e de sua família”, concluiu André.
Os critérios para cadastro são:
1. Pessoas acima de 25 anos;
2. Residentes no município de Foz do Iguaçu;
3. Famílias com interesse em oferecer proteção à criança e adolescente em situação de risco;
4. Ter disponibilidade para participar dos processos de seleção, capacitação e acompanhamento proposto pelo serviço;
5. Não possuir interesse em adoção.
Serviço:
Horários: 14 hs às 19 hs.
Local: sede da AFA- Rua Paulino Ferreira, 56 – Vila Boa Esperança, atrás do CAIC do Porto Meira.