A Cooperativa Agroindustrial Lar, a terceira maior do Paraná, completa nesta quarta-feira (19) 50 anos de fundação. Com uma expectativa de faturamento de R$ 3 bilhões em 2014, a cooperativa consolida-se em seu cinquentenário como uma das principais forças econômicas do Oeste Paranaense.
“A Lar é uma das grandes responsáveis pelo salto tecnológico na agropecuária praticada no Oeste do Paraná. Hoje, o agricultor planta soja e milho para colher frango temperado e pré-cozido, pronto para a exportação”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek.
A Itaipu é parceira da Lar em projetos que vêm contribuindo para o avanço tecnológico no campo, com a produção de energia elétrica a partir de biogás gerado pelos dejetos da agropecuária.
Samek estará na comemoração do aniversário, nesta quarta, às 18 horas, em Medianeira, onde a cooperativa fará também a inauguração de sua nova sede. O edifício, com 6 mil metros quadrados de área construída, está localizado às margens de BR-277.
Cooperar para crescer
Para o presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, o investimento é uma resposta às necessidades de crescimento constante. Em 2013, o faturamento aumentou quase 20%, o maior índice nesses 50 anos de história, atingindo R$ 2,7 bilhões.
No início, eram apenas 55 produtores, que em 19 de março de 1964 criaram no município de Missal a Cooperativa Mista Agrícola Sipal Ltda, sob inspiração direta da Igreja Católica (a Lar tem como princípios a solidariedade e a união, assim como enunciados na encíclica Mater et Magistra). Hoje, são quase 10 mil associados e cerca de 6 mil funcionários, com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
Entre os principais indicadores da Lar, conforme o balanço de 2013, destaca-se a produção de 210 mil sacas de sementes de soja, o recebimento de 12,6 milhões de sacas de soja, o abate de 189 mil toneladas de aves e de 322 mil cabeças de suínos, além do recebimento de quase 42 milhões de litros de leite.
Para este ano, a Lar prevê novos investimentos em suas unidades industriais e na diversificação da agropecuária, visando, principalmente, a sustentabilidade de pequenas propriedades. “A modernização da gestão, os investimentos nas pessoas e a melhoria dos processos são as prioridades”, afirmou Irineo Rodrigues.
Programação
Para comemorar os 50 anos da Lar, além da solenidade de inauguração da nova sede, foram programados dois shows artísticos. O primeiro aconteceu na noite dessa terça-feira (18), em Missal, com a apresentação do cantor Leonardo; o segundo será nesta quarta (19), às 21 horas. O cantor Michel Teló será a principal atração.
JIE