Mônica Nasser
Uma Campanha do Governo do Estado foi lançada nesta terça-feira, 18, em Foz do Iguaçu. O objetivo é alertar os donos dos postos de gasolina, os clientes e os frentistas sobre os riscos causados pela exposição a gasolina. Participam da campanha, profissionais da Vigilância Sanitária, equipe de Saúde do Trabalho do Município, juntamente com os representantes do Sindicato dos Frentistas, Sindi Combustíveis e equipe da Saúde do Trabalho do Estado da 9 ª Regional.
A ação “Não passe do limite – Complete o tanque até o automático” é educativa e de acordo com Marilene Lacerda, coordenadora regional da Saúde do Trabalhador, deve ser permanente. “Queremos inibir o abastecer além do limite o que expõe ainda mais o frentista ao benzeno, presente no vapor da gasolina. A substância é tóxica, cancerígena e pode levar a morte”.
A ação aconteceu na terça- feira (18), em um dos Postos de Combustível de Foz e três já foram visitados. “O objetivo é visitar todos os postos, a Polícia Federal, Polícia Estadual e escolas com ações educativas”, completou Marilene.
No local serão distribuídos materiais educativos para os frentistas e motoristas. São cartazes, panfletos informativos e adesivos que devem ser colados nas tampas dos taques de combustível.