Reportagem e fotos: Dante Quadra
A presidente Dilma Rousseff foi homenageada em Foz do Iguaçu na noite de segunda-feira (17), durante o evento “Mulheres que Surpreendem/2014”, organizado pela Fecomercio, Sesc, Senac, Sindilojas/Foz e Câmara da Mulher. A cerimônia que aconteceu no Rafain Expocenter, destacou as mulheres empreendedoras do Paraná. Entre as autoridades que compuseram a mesa, estava o prefeito de Foz, Reni Pereira e a vice Ivone Barofaldi, a senadora Gleisi Hoffmann e a ministra de Políticas para as Mulheres Eleonora Maria Menecucci.
Além de mulheres de 20 cidades paranaenses, receberam homenagens especiais a presidente Dilma Rousseff, como Expoente Máximona Política da Nação, Nádia Aparecida Moreno, como Destaque Mulher na Área da Educação, Iracema Maria Cerutti, como Destaque em Responsabilidade Ambiental e Lucélia Lecheta, Destaque como primeira presidente do CRC-PR e parceira do sistema Fecomercio Sesc Senac PR.
A cerimônia de entrega de prêmios foi aberta pelo prefeito Reni Pereira, que agradeceu a presença da presidente Dilma e das demais mulheres homenageadas. A senadora Gleisi Hoffmann destacou a preocupação do governo em criar projetos que apoiam e dão oportunidades as mulheres. “Uma democracia moderno oferece igualdade as mulheres”, disse.
A presidente Dilma recebeu o troféu das mãos do presidente da Fecomércio, Darci Piana e em seguida falou à plateia, salientando que as mulheres paranaenses são destaque para o Brasil. “A custa de muita luta conseguimos nossos direitos. Criamos a Lei Maria da Penha, que pune a violência contra a mulher. Somos a maioria nos bancos escolares e universitários, conquistamos lugar no banco de trabalho, mesmo sabendo que muitas vezes recebemos menos que nossos companheiros homens. Hoje ocupamos posição de destaque em várias empresas e órgãos públicos e chegamos a eleger uma mulher presidenta da república. A mulher de fato é a nova força que move o Brasil”, disse.
“As mulheres representam hoje 63% do total dos microempreendedores individuais: são 3,8 milhões de micro estabelecimentos onde a mulher, autêntica integrante da classe trabalhadora do Brasil suplementa a sua renda ou tira o total dela por meio do seu pequeno negócio. Elas respondem hoje por 52% de todo os estabelecimentos inscritos no Simples”, completou a presidente.
Dilma ainda citou como exemplo a ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann, dizendo que a paranaenses ajudou a melhorar a infraestrutura de logística e energia do Brasil, citando programas como o PAC.
Para agilizar a abertura de pequena e micros empresas, a presidente anunciou o Programa Rede SIM, que pretende desburocratizar a legislação. Com o novo programa, serão unificada a inscrição municipal e estadual da empresa. Com isso as empresas simples poderão abrir sem a necessidade de fiscalização antecipada.