Teve início na manhã desta quinta-feira (13) a segunda etapa do trabalho de preparação da área da pista de caminhada da Avenida Paraná que receberá o piso emborrachado. O técnico especializado Jiri Pasko veio da República Tcheca para acompanhar os serviços. A primeira etapa já havia sido realizada no mês de janeiro com a colocação da base de concreto. Agora, está sendo providenciada a limpeza do pavimento, além da correção das juntas de dilatação, tratamento das trincas do concreto e aplicação da resina primer. Se não chover, a previsão é de que o trecho de aproximadamente 300 m² receba o piso emborrachado monolítico até o próximo domingo. O material veio da Alemanha e Suiça e é próprio para pista de atletismo e caminhada (cooper).
Os principais benefícios com a colocação do piso especial são conforto e segurança para quem utilizar o local, favorecendo o amortecimento do impacto. A obra é algo inédito no Brasil em local público. A instalação neste trecho experimental será feita a custo zero por uma empresa instalada no Distrito Industrial de Foz do Iguaçu e atenderá às normas Deutsches Institut für Normung (DIN), que seguem as padronizações e normatizações utilizadas na Alemanha, mas que são adotadas em escala mundial. Foz do Iguaçu concorria com outras cidades como Macaé (RJ) e São Caetano do Sul (SP) e foi escolhida para realizar a experiência com o piso especial.
De acordo com o secretário de esportes Anderson de Andrade, a população que utiliza a área para a prática esportiva terá a oportunidade de opinar sobre a qualidade do material. “Esta etapa serve como demonstração para os iguaçuenses. Em caso de aprovação da população, providenciaremos a colocação do piso em toda a extensão da pista. É importante ressaltar que atendemos a uma solicitação do prefeito Reni Pereira, onde estamos trabalhando na revitalização de todo o local e não somente dessa área”, falou. A proposta prevê ainda a revitalização dos quiosques, da academia ao ar livre, reforma e ampliação de banheiros, parque infantil, quadras esportivas e ciclovia, cuidados com paisagismo e iluminação, entre outras melhorias, favorecendo a comunidade que utiliza o espaço para a prática esportiva e de lazer.
Por PMFI