O Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná (SindSaúde) está anunciando que a categoria deve entrar em greve no dia 18 de março. O protesto foi aprovado em assembleia realizada na cidade de Ponta Grossa, no dia 8 de fevereiro, quando mais de trezentos servidores decidiram pela greve. O SindSaúde cobra o cumprimento de uma pauta de 14 itens considerados essenciais.
Entre as reivindicações estão o fim das jornadas superiores a 30 horas semanais e a implantação de um Plano de Carreira. Segundo o sindicato a greve vai atingir quase que a totalidade das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde. O sindicato está tomando todas as precauções para que a lei seja cumprida e 30% do atendimento seja garantido durante a greve.
Os trabalhadores são contrários a terceirização e privatização da saúde pública e dos serviços públicos, cobram reajuste da data-base e aumento real, pedem ainda o pagamento das promoções e progressões atrasadas, mudanças nas regras do estágio probatório, ampliação do auxílio transporte e alteração da lei do vale alimentação, além da aprovação e implementação do Projeto de lei sobre Saúde do Trabalhador e a realização de concurso público para ingresso no estado