Desde o ano passado, Foz do Iguaçu já recebeu 22 profissionais pelo Programa Mais Médicos, do governo federal, que já atuam em postos nos bairros do município. Nos próximos dias, mais 10 médicos devem chegar, reforçando a equipe de atenção básica da cidade.
O Município foi contemplado no 3º e 4º ciclo do Programa “Mais Médicos” para o Brasil, com 3 profissionais, sendo 1 estrangeiro e 2 brasileiros e pelo PROVAB – Programa de Valorização de profissionais da Atenção Básica, com 5 médicos. De acordo com Coordenadora da Atenção Básica do Município, Adriana Valadão todos profissionais do PROVAB são brasileiros com formação no Brasil.
São 10 novos profissionais que irão atuar na Atenção Básica com carga horária de 32h, outras 8 do contrato de 40h devem ser dedicadas ao curso de especialização sob orientação do Ministério da Saúde e a Instituição de ensino.
As unidades que receberão estes profissionais são:
USF (Unidade Saúde da Família) Vila C Nova
USF Morumbi III
USF São João
USF Porto Belo
USF Ouro Verde
UBS (Unidade Básica de Saúde) Morumbi II
UBS Morumbi III
UBS Vila Iolanda
Adriana explica que estes profissionais irão completar as equipes e implementar as ações da Atenção Básica,valorizando este nível de atenção como ordenador das redesde saúde e principal porta de entrada dos usuários ao SUS.