Atleta de Foz terá preparação especial para buscar vaga nas Olimpíadas

Apesar de pouco tempo de prática do triathlon, o jovem Matheus Ferreira de Campos já provou que pode se tornar um atleta de ponta. Depois de terminar 2013 como líder do ranking nacional da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) na categoria 18/19 anos, ele terá a temporada 2014 como decisiva para suas pretensões dentro da modalidade olímpica. O maior objetivo do iguaçuense é disputar os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Para isso, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) passará a contar com acompanhamento de um técnico experiente que irá prepará-lo para importantes competições visando à concretização do sonho.

Convidado pelo secretário de esportes Anderson de Andrade, o técnico Edi Faria Junior será o responsável pela preparação do atleta, proporcionando um treinamento personalizado com acompanhamento constante dos resultados. “O Matheus tem um potencial muito grande e não queremos perder um talento no esporte. Com apenas 18 anos, já deu demonstrações claras que pode chegar ao topo da modalidade. Ele contará com o trabalho e o conhecimento do Edi na parte técnica e fisiológica buscando a evolução como atleta”, confirmou Andrade, após reunião que contou também com as presenças de Jackson “Juruna” Schmitt (diretor de esportes da SMEL), Edi Faria Junior (técnico) e o próprio atleta.

Segundo o treinador, o foco principal em 2014 é participar de competições de alto nível para ganhar experiência e no ano seguinte buscar uma vaga nas Olimpíadas através de seletivas. “Estabeleceremos objetivos inspiradores e desafiadores ao Matheus. Acreditamos que não é o número de competições que ele vá disputar que determine a qualidade dele, vamos priorizar algumas provas como Campeonato Paranaense, Campeonato Brasileiro, Troféu Brasil e Meio-Ironman”, pontuou Faria Junior, informando que Matheus passará por uma transição do triathlon de curta distância (Sprint) para o triathlon Olímpico. Antes, ele participava de provas com 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida. A partir de agora, Matheus terá que percorrer 1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida.

O trabalho sob o comando de Edi Faria Junior começará após o retorno de Matheus da cidade de Caiobá, no litoral paranaense. Neste fim de semana, nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo), o iguaçuense participará da 26ª edição do circuito nacional do Sesc Triathlon 2014, que está completando dez anos. “Estou motivado e quero iniciar os treinamentos com o Edi ainda com mais afinco e dedicação para melhorar a minha performance. Sei que terei muitos desafios pela frente, mas espero crescer na modalidade e representar bem Foz do Iguaçu”, afirmou o jovem atleta.

Por PMFI

 

Sair da versão mobile