Entre terça e quinta-feira (11, 12 e 13), milhares de agentes, escrivães e papiloscopistas da PF vão às ruas protestar contra o Governo Federal. Durante esta semana ocorre mais uma fase do movimento sindical da maioria dos policiais federais de todo o país. Segundo informou a federação, haverá paralisação em todas as unidades da PF nos três dias além de protestos em Brasília.
O tema central dessa semana é uma “Campanha por uma Segurança Pública Padrão FIFA” que será divulgada através da Marcha dos Elefantes Brancos na Esplanada dos Ministérios, que acontecerá na quarta-feira (12), em Brasília e contará com policiais de vários estados brasileiros.
Nessa nova fase do movimento, que tem sido chamado de “S.O.S. Polícia Federal”, os dirigentes sindicais vão analisar a execução orçamentária dos programas do governo para tentar demonstrar o vínculo entre a questão gerencial nas políticas de segurança pública e o aumento da violência e criminalidade no país.
Os sindicalistas denunciam ainda o “sucateamento” da Polícia Federal. Parte dos policiais federais acusa o governo federal de retaliar a PF em razão das operações anticorrupção que prenderam líderes políticos ligados ao Planalto. O período de cinco anos de congelamento salarial é outra reclamação dos agentes, escrivães e papiloscopistas.