Compristas brasileiros que atravessaram a fronteira neste último final de semana, denunciaram que policiais municipais de Cidade do Leste estariam cobrando R$ 50 para que ônibus estrangeiros entrem pela aduana paraguaia da Ponte Internacional da Amizade. Outros funcionários também cobrariam R$ 20 para estes mesmos ônibus estacionarem nas ruas do centro. A notícia vinculada pelo Jornal Diário Vanguardia, ressalta ainda que os visitantes estão cansados de pagar propina e serem fraudados.
O dia de maior movimento no Paraguai foi no último sábado (8), quando vários motoristas mostraram insatisfação na cobrança abusiva. Os brasileiros informaram que esta não é a primeira vez que exigem o pagamento para entrar e permanecer no Paraguai. O turista Luiz Vangela, informou que vinha à fronteira várias vezes por semana, mas agora pensam em parar devido a cobrança ilegal. “Aqui é muito mais barato que em nosso país, mas não me parece certo que cada ônibus deva pagar para entrar em Cidade do Leste”, disse o comprador brasileiro.
Comerciantes da cidade paraguaia informaram que vários turistas reclamaram da cobrança nos últimos meses e notaram a diminuição dos clientes. Por outro lado, o presidente dos Camelôs, Javier Miranda, disse que esse final de semana foi de muito movimento e vendas, diferente dos últimos meses.