Por Daryanne Cintra
Cerca de 50 vacinadores em Foz do Iguaçu participaram de um treinamento para a aplicação da nova vacina contra o vírus HPV. O encontro aconteceu no último dia 06, no auditório da Vigilância Epidemiológica. O objetivo principal foi preparar os profissionais para o início da campanha que começa na próxima segunda-feira, dia 10, em todo o Brasil.
A coordenadora Municipal de Imunização, Ângela Gonzáles ressaltou a importância da preparação dos vacinadores. “No treinamento eles receberam orientação sobre a composição da vacina, administração da dose e as informações técnicas necessárias para garantir uma aplicação com segurança e qualidade”, disse.
O público alvo da campanha são meninas com idade de 11 a 13 anos. A vacinação vai acontecer em todas as unidades de saúde, fazendo parte, portanto do calendário oficial de vacinas. “A menina deve tomar três doses. A primeira agora, a segunda seis meses depois, e a terceira cinco anos após a data em que tomou a primeira”, explicou Ângela.
A vacina protege contra o câncer de colo de útero, atingindo uma eficácia de até 98%. “Os pais não precisam ficar preocupados. Devem levar as filhas para tomar a dose. Ela é uma vacina como outra qualquer. Pode haver reações comuns como mal estar ou dor de cabeça. São situações que nós chamamos de esperadas e normais”, disse a coordenadora.
Para tomar a vacina basta ir até um posto de saúde, a partir de segunda-feira, 10, com o documento de identidade e a carteirinha de vacina.