Por Daryanne Cintra
A partir de agora portadores de necessidades especiais em Foz do Iguaçu, que necessitarem tomar vacinas periodicamente, podem solicitar o serviço para que seja feito em casa. O procedimento já é realizado para idosos acima de 60 anos, que não tem condições de ir até a uma Unidade Básica de Saúde.
Para ter direito a tomar a vacina em casa, é necessário que um familiar ou até mesmo um vizinho entre em contato com o posto de saúde mais próximo para solicitar o agendamento. “Após isso, a equipe vai até a residência da pessoa de acordo com a agenda. É importante também que o cadastro seja sempre atualizado”, completou a coordenadora de Atenção Básica Adriana Valadão.
Ainda conforme disse a coordenadora, todas as unidades devem prestar esse tipo de atendimento. “Todos os postos tem a orientação para atender a domicílio, seja um idoso ou um portador de necessidades especiais. A única exigência é que a pessoa esteja cadastrada no serviço”, esclareceu.
A novidade também inclui os alunos das instituições como APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Foz do Iguaçu, e a ACDD – Associação Cristã do Doente e Deficiente, e outras que prestam o mesmo tipo de atendimento.