Foi constituído no final da tarde de sexta-feira (7), em solenidades no auditório da Fundação Cultura de Foz do Iguaçu, os membros do GT-HU – Grupo de Trabalho Hospital Universitário, que terá como trabalho transformar o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Hospital Escola, atendendo ao curso de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
O Grupo terá a missão de articular, normatizar e acompanhar o processo de estabelecimento de parceria acadêmica entre a Prefeitura, gestora do SUS local, e a Unila, nas unidades públicas de Saúde do município. E com isso, ampliar os atendimentos e especialidades ofertadas hoje no Hospital Municipal, que com a chegada de um curso de medicina – aprovado para a Unila pelo Ministério da Educação – transformá-lo em um Hospital Escola/Universitário.
O GT- HU é formado por nove representantes, sendo dois da Secretaria Municipal da Saúde, dois representantes da Unila, um da 9ª Regional de Saúde do PR, um representante do Conselho Municipal de Saúde, um da Fundação de Municipal de Saúde, um representante da Procuradoria Geral do Município e um representante da Secretaria Municipal do Planejamento.
O reitor da Unila, Josué Modesto dos Passos Sobrinho, confirmou a abertura do curso já para o próximo mês de agosto. Os primeiros alunos de medicina de Foz do Iguaçu, serão selecionados por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enen) de 2013. Ainda segundo o reitor, transformando o Hospital Municipal em Universitário, mais verbas deverão vir do Governo Federal para manter a unidade hospitalar.
O prefeito Reni Pereira comemorou a criação do Grupo de Trabalho e disse que os profissionais formados e especializados em Foz, terão todo o apoio da prefeitura para continuar na cidade, trabalhando no sistema público de saúde.