Mônica Nasser
Com o aumento do consumo de peixes nesta época do ano, o período da Quaresma aumenta a venda do produto em todo País e aumenta também a fiscalização dos órgãos que fazem este controle, entre eles a Vigilância Sanitária.
De acordo com Sandra Regina Fernandes, técnica em alimentos da Vigilância em Foz do Iguaçu é preciso alguns cuidados para evitar problemas futuros. Verificar o local que vende o peixe é muito importante e descobrir se esse é estabelecido para a venda de peixes. “Uma dica é ter atenção com o peixe que esta sendo vendido fresco, esse deve ser conservado em até ¾ de gelo fresco e o peixe congelado deve estar todo congelado”, ressaltou Sandra.
Outra dica para o consumidor que segue esta data cristã e diminui o consumo de carne vermelha é verificar se existe no local de comercialização do produto, proteção contra insetos. Ainda com relação às dicas visuais sobre o peixe, as guelras devem estar bem vermelhas e as escamas bem firmes no corpo, se sair não está fresco. Observar o odor do peixe é outra questão importante, em caso de problemas, o cheiro é característico.
De acordo com Sandra existe uma intensificação anual na fiscalização da venda de peixes. “É difícil comprar um peixe estragado e não perceber, mas é importante tomar cuidado e observar também o local onde foi produzido este peixe”.