Conforme revelam os dados do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) os motoristas paranaenses cometeram cerca de três milhões de infrações de trânsito em 2013. As infrações mais comuns são o excesso de velocidade, estacionamento irregular e avanço de sinal vermelho.
Os dados, que reúnem multas aplicadas nas vias municipais, rodovias estaduais e federais, revelam o aumento de 14% no registro de ocorrências em comparação com 2012, quando foram cadastradas 2,6 milhões de infrações. O aumento percentual no número de multas é superior ao crescimento de 6% da frota no Estado e ao acréscimo de 4% no número de condutores cadastrados.
No ranking das 10 infrações mais cometidas no Paraná, a principal é dirigir acima dos limites de velocidade. Ao todo 1.030.000 multas foram aplicadas por este motivo. Mais de 80% delas por desrespeitar os limites indicados em até 20%. Em outras 173.537 infrações registradas os motoristas transitavam entre 20% até 50% acima do permitido e 25.124 acima de 50%.
O segundo lugar na lista das infrações mais cometidas é do estacionamento em desacordo com a regulamentação, com 314.467 registros. A terceira posição é do avanço de sinal vermelho no semáforo com 195.412 multas. A lista inclui ainda a falta do uso do cinto de segurança; não registrar o veículo no prazo de 30 dias; dirigir usando fones e telefones celulares; ultrapassagem em local proibido e conduzir veículo não registrado e devidamente licenciado.