Milhares de estudantes ficarão mais tempo nas escolas estaduais em 2014. O Governo do Paraná vai ampliar o número de atividades da educação integral. Cerca de 1.000 escolas vão oferecer algum tipo de atividade para os alunos no contraturno, um aumento de quase 100% em relação a 2013. A medida atende também escolas de educação especial, como Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – conveniadas com as Secretaria de Estado da Educação.
O aumento da oferta da educação integral é uma das ações mais importantes do governo na área da Educação. “Nosso principal compromisso é garantir aos alunos uma educação de qualidade. A ampliação de oportunidades de acesso, de permanência e de participação maior na escola permite alcançar esse objetivo”, disse o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.
Os investimentos também acontecem nas áreas de infraestrutura e de recursos humanos para assegurar o desenvolvimento das atividades nas escolas. “Temos construções, reformas e ampliações em diversas escolas pelo Paraná. Além de melhorar a infraestrutura, a educação integral exige mais professores e funcionários para que essa proposta pedagógica seja desenvolvida adequadamente”, afirmou Arns.
A Secretaria da Educação já distribuiu as aulas para os professores que vão trabalhar com educação integral em 2014. A distribuição antecipada, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, facilita o planejamento das escolas e proporciona mais tranquilidade aos profissionais da educação.
A Política de Educação Integral em Jornada Ampliada contempla os programas de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo, de Atividades Complementares Curriculares Permanentes e Periódicas, o Esporte Cidadão Unilever, o Mais Educação e o Centro de Línguas Estrangeiras. As atividades abordam diversos temas como experimentação e iniciação científica, cultura, arte, esporte, lazer, meio ambiente, saúde, tecnologias da informação, comunicação, mundo do trabalho, direitos humanos e aprofundamento da aprendizagem.
Esta política vai contribuir para redução de defasagens de aprendizagem e busca reduzir os índices de abando, evasão e reprovação. “Com essa perspectiva, nós estamos trabalhando na construção de uma proposta de educação integral que atenda às necessidades educacionais e sociais dos nossos alunos”, disse a superintendente da Educação, Eliane Rocha. (AEN)