Por Daryanne Cintra
O município de Foz do Iguaçu irá receber mais 10 médicos cubanos através do Programa Nacional Mais Médicos. A cidade que já conta com 22 profissionais atuando em Unidades Básicas de Saúde, se prepara para receber os novos médicos. Um deles, chegou na última sexta-feira, 28, e a expectativa é que até a próxima semana os demais cheguem.
De acordo com o secretário de saúde, Charles Bortholo além dos médicos, o município também receberá dois enfermeiros. “Esses profissionais irão atuar no atendimento básico à saúde, e serão lotados nos postos da cidade”. Com a chegada dos 10 médicos, Foz passa a ter 32 profissionais do programa. “Esse número faz com que as nossas unidades de saúde estejam cobertas em atendimento na sua totalidade”, garantiu o secretário.
Ainda conforme disse Bortholo, a avaliação do programa em Foz tem sido bastante positiva. “Embora nos primeiros dias tenha tido um impasse com relação à demora no atendimento, a população está aos poucos entendendo a importância de uma consulta mais cautelosa. A consulta que antes era de 5 minutos, hoje é de 20 minutos. A prevenção tem sido muito forte, e conhecer o histórico do paciente é tão importante quanto à consulta”, completou.