Por Daryanne Cintra
O Departamento de DST, Aids e Hepatites de Virais em Foz do Iguaçu, vai promover este ano mais uma campanha de conscientização, durante o período de carnaval. Este ano, a expectativa é distribuir cerca de 70 mil preservativos ao público, que deve prestigiar o carnaval de rua na Avenida Duque de Caxias.
Conforme explicou a coordenadora do programa de prevenção, Taiuska Cristina Bonadeu, a distribuição começa no sábado dia (1º de março) e termina no dia 4. “Além de entregarmos os preservativos, vamos entregar folhetos educativos como forma de conscientizar ainda mais as pessoas, sobre os cuidados necessários”, ressaltou.
Além disso, a campanha conta ainda com a participação da 9ª regional de saúde, e com a NASA – Núcleo de Ação Solidária a Aids. “Essa parceria vem justamente para ajudar na distribuição dos folhetos educativos, durante todos os dias de carnaval. É fundamental a presença do programa nessa época”.
Ainda de acordo com Taiuska, os foliões aceitam bem a campanha. “Essa ação acontece no Brasil inteiro, todos os anos, mesmo porque uma coisa puxa a outra. Quando falamos em carnaval, falamos em prevenção. E, as pessoas esperam contar com essa distribuição gratuita de preservativos”, disse.
Embora o foco seja a campanha de carnaval, é importante ressaltar que a distribuição acontece durante todo o ano. “Entregamos preservativos em algumas casas noturnas da cidade, empresas que nos solicitam, e ainda quem quiser pode retirar aqui no programa. Nossa preocupação é que as pessoas se previnam da maneira correta e segura”, completou Taiuska.
O programa funciona em anexo ao Hospital Municipal. Outras informações 3521-1820.