Mônica Nasser
De acordo com pesquisa do Sindihoteís- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, a ocupação dos leitos da rede hoteleira da cidade para o feriado de carnaval já ultrapassa os 88%, 12% a mais do registrado no mesmo período de 2013. “Estamos com uma expectativa boa, isto mostra que cada vez mais o turista identifica a cidade de Foz do Iguaçu como um destino turístico de laser, de descanso e toda a nossa cadeia produtiva se beneficia desta ocupação”, destacou Carlos Silva, presidente do Sindihotéis.
Com uma movimentação positiva, de acordo com o Sindihotéis, a cada ano a rede iguaçuense se profissionaliza. O perfil dos turistas que vêm para a região continua mantido, 84% são brasileiros e quase a totalidade são oriundos de São Paulo e região Sul, 16% são turistas estrangeiros com destaque para os argentinos.
Quanto aos novos hotéis que devem estar funcionando em junho, Silva destacou o aumento no número de leitos. “Deveremos passar a casa de 28.000 leitos e é um número alto, o que exige que nos preparemos mais ainda”. Carlos destacou a parceria com um novo plano turístico envolvendo a região dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. “Somos banhados pelo Rio Iguaçu e pelo Rio Paraná, todos estes municípios tem ligação com o turismo da região. Este estudo nos dará um norte e vai nos ajudar num preparo ainda melhor para as nossas decisões”, completou.
Estudo
O estudo do Sindihoteis indica que os empreendimentos cinco e quatro estrelas devem alcançar, respectivamente, 94% e 89% de ocupação. Já os hotéis três estrelas e duas estrelas terão 87% e 82% dos apartamentos ocupados.
A pesquisa foi realizada no dia 20 de fevereiro, com base no movimento projetado em 28 estabelecimentos. Foz do Iguaçu possui 189 meios de hospedagem e 27 mil leitos, conforme o inventário versão 2013 da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.