Mônica Nasser com Agência Lusa
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou uma Conferência Nacional de Paz para a próxima quarta-feira (26), para que todos os setores se unam e digam que querem a paz.
Em entrevista para o canal estatal VTV Maduro disse querer reunir os setores políticos e sociais para discutir a situação do país.”Convoco todo o país para a Conferência Nacional de Paz, para nos olharmos nos olhos, para nos reconhecermos como venezuelanos, para dizermos: queremos a paz, vamos fazer a paz”, acrescentou o presidente.
Hoje, segunda-feira (24) esta marcada uma reunião do Conselho Federal, órgão do qual fazem parte todos os governadores.
O presidente da Venezuela informou também que pedirá uma Comissão da Verdade na Assembléia Nacional (Parlamento) para que investigue a violência durante os protestos e as possibilidades de golpe de Estado denunciadas por Maduro.
Os protestos contra o governo ocorrem desde o dia 12, quando uma manifestação de estudantes e de opositores ao regime acabou com incidentes violentos e com a morte de três jovens. As autoridades venezuelanas já registraram 11 mortes, mais de 150 feridos e dezenas de detidos.