Com o plenário lotado e por unanimidade, a mesa diretora do CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) foi reeleita nesta sexta-feira, 21. Os participantes reconduziram Danilo Vendruscolo (presidente), Jorge Miguel Samek (vice-presidente) e Jaime Nelson Nascimento (secretário) para mais um ano de mandato.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente de honra do CODEFOZ, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clóvis de Souza Pereira, que também continua à frente do colegiado. Mais de 150 pessoas, sendo 31 conselheiros representantes de organizações públicas e privadas da comunidade iguaçuense, lotaram a primeira reunião ordinária do ano, realizada no auditório da Fundação Cultural.
Além da eleição, a ordem do dia teve como assuntos a prestação de contas das atividades do plenário e das câmaras técnicas em 2013 e a apresentação e aprovação da proposta de mudança no regimento interno do CODEFOZ e do calendário de reuniões previstas para 2014. A quarta e última pauta foi a apresentação da proposta de atividades para este ano.
Avaliação – Durante avaliação do primeiro ano de atuação efetiva do conselho, Reni Pereira disse ter ficado surpreso com o ritmo dos trabalhos do colegiado em 2013. “Estamos andando muito rápido graças à determinação de todos e ausência de vaidades. O ano passado foi para preparar o solo; agora teremos muitas colheitas deste espaço da sociedade”, afirmou o prefeito de Foz do Iguaçu.
Reeleito presidente do CODEFOZ, o empresário Danilo Vendruscolo agradeceu o apoio de todos os membros representantes do plenário e das câmaras técnicas e da equipe executiva. Ele reforçou o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento econômico e social iguaçuense. “Ano passado tivemos 12 reuniões, com uma média de público de 130 pessoas. Isso demonstra o interesse da sociedade em participar das atividades. Estamos exercendo nosso papel de cidadão”, resumiu.
Vice-presidente do conselho, Jorge Samek (diretor-geral da Itaipu Binacional) destacou o crescimento da cidade, com os investimentos maciços na hotelaria, shoppings, obras estruturais, reforma do aeroporto e novos atrativos. Também frisou os recordes de visitantes. “Vejam só um dos resultados: muitas cidades do Paraná queriam, mas só duas receberão seleções na Copa do Mundo – Curitiba e Foz”, apontou.
Secretário do CODEFOZ e municipal do Turismo, Jaime Nelson Nascimento afirmou que o município precisa manter o olhar para o futuro, com planejamento de longo prazo, sobretudo no turismo. Na opinião dele, a organização é o espaço ideal para vencer esse “grande desafio” e definir as metas coletivas.
Para a vice-prefeita e secretaria municipal do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Ivone Barofaldi, os dias têm sido de muita produção e de muito trabalho. “O CODEFOZ é um presente para a cidade”, resumiu. Já o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Neves da Silva, frisou que o colegiado é fundamental para o fortalecimento da comunidade.
Trabalhos – Outro assunto apresentado ao público foi o relatório das 14 câmaras técnicas, que têm como objetivo principal levantar e propor, por meio de estudos e de projetos, soluções para os problemas de desenvolvimento de Foz do Iguaçu, em sintonia com as necessidades e as aspirações regionais. Juntas, elas realizaram 101 reuniões de trabalho, cujas muitas das ações estão concluídas ou em andamento.
A reunião ampliada do CODEFOZ também definiu os projetos prioritários para 2014. Entre eles estão: 1) Elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu; 2) Projeto Beira Foz, tendo como primeira etapa a revitalização e a iluminação da Ponte da Amizade; 3) Revisão do Plano Diretor Municipal; 4) Discussão sobre o Plano Plurianual do Município; 5) Organização do Fórum Foz 2040. A segunda reunião do plenário neste ano será em 26 de março.
Grampo Comunicação