Agentes carcerários realizaram uma vistoria na manhã de quinta-feira, 20 na Cadeia Pública Laudemir Neves em Foz. A ação aconteceu após um detento, João Manuel Mann, postar fotos de dentro da penitenciária em uma rede social. Nas fotos, João aparece fumando e dentro de uma piscina improvisada com outro detento. Na legenda de uma das fotos João postou com a legenda “Tirando onda do calor” e em outra foto “A pior prisão é a da mente”.
O diretor da Cadeia Pública Laudemir Neves, Rubens Cabrera dos Santos, disse que em primeiro momento a direção recebeu a denúncia anônima de que se trava de algumas fotos publicadas em uma rede social e que seriam de detentos da penitenciária em Foz. “Na verificação, confirmamos o fato. Isolamos o detento e ele vai responder o Procedimento Administrativo Disciplinar.” Disse o diretor. Ele explica que todo detento, dentro da unidade penal, esta sujeito a regras e, quando são quebradas, o preso precisa passar pelo procedimento administrativo, “ele passa por um conselho disciplinas que vai julgar suas atitudes e a partir deste julgamento serão tomadas as devidas providencias”. Ressaltou.
Sobre a piscina improvisada que aparece nas fotos publicadas, o diretor relata que o detento tem acesso a água para o banheiro, “ele tampou o buraco da água e fez com que enchesse o piso da cela, deixando inundado o local.”
Atual Administração
O diretor Rubens relata, ainda, que a nova direção esta há 90 dias na Cadeia Pública Laudemir Neves, e este caso será um desafio para a direção tratar. “Estamos, hoje, com a situação de superlotação um pouco controlada, já tivemos 30% do efetivo a cima do normal, atualmente é 25%, mas ainda temos muito trabalho”. Finalizou.