Por Daryanne Cintra
O Conselho Municipal da Saúde – COMUS realizou nesta quinta-feira, 20, a primeira reunião plenária do ano. Dos assuntos discutidos, dois receberam maior destaque. O primeiro foi com relação à reeleição dos coordenadores e relatores das comissões permanentes internas do conselho. E o outro assunto, considerado o principal pelo presidente do conselho, Sadi Buzanelo, foi sobre o modelo da fundação hospitalar de Foz e a crise que passa o Hospital Municipal.
De acordo com Sadi Buzanelo, a escolha dos assuntos com foi base na profundidade em que se encontra a situação da saúde na cidade. “O modelo de administração do Hospital Municipal é um problema que requer muitas discussões e explicações. Vamos sempre sentar com os conselheiros, com os gestores da prefeitura para que possamos ter uma definição melhor sobre essa problemática”, pontuou.
Ainda conforme disse Buzanelo, o conselho aguarda a entrega de um relatório que está sendo feito por uma comissão coordenada pela regional de saúde. O relatório tem como objetivo trazer em números, dados e especificações, como se encontra a atual situação do hospital. “Nós do conselho solicitamos esse relatório de forma oficial, e estamos aguardando a finalização dele. O consenso que já temos é de que a situação não pode continuar do jeito que está”, completou.