Policiais civis de todo o Paraná pararam em protesto nesta quinta-feira (20). O atendimento nas delegacias está restrito aos casos considerados graves como de flagrante. Ontem (19) o governador Beto Richa se reuniu com representantes do Sindicato das Classes Policiais do Paraná e garantiu o atendimento das reivindicações da categoria.
O sindicalista André Gutierrez, presidente do Sindicato da Polícia Civil do Paraná (SINCLAPOL) considerou positivo o resultado do encontro. “Vamos dar um voto de confiança ao governador”, disse ao destacar o fato de que o compromisso com os policiais foi assumido diretamente pelo governador.
Na tarde desta quinta-feira (20) os policiais realizam assembleia para analisar o compromisso assumido pelo governador. Conforme ficou acordado serão autorizadas as progressões e promoções de 2012 e de 2013 e planejada e programada a retirada de presos das delegacias. Com as promoções e progressões, avalia Gutierrez, será possível ao Estado convocar pelo menos 500 policiais aprovados em concurso.
Secretário
Gutierrez comentou ainda a indicação de José Alberto Iégas para o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. O sindicalista considera positivo o fato de Iégas ser um policial. “Ele entende de polícia. Sabe das necessidades e das prerrogativas da função”, comentou destacando que o SINCLAPOL sempre defendeu a presença de um policial no cargo. O novo secretário assume a função na segunda-feira (24) em substituição ao promotor de justiça Cid Vasquez.