Por Daryanne Cintra / Com assessoria
O Paraná deve ganhar a implantação do Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O projeto piloto foi montado no fim do ano passado, em Maringá, e tem como objetivo facilitar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas. Além disso, o sistema pretende diminuir a burocracia e o tempo que se leva para registrar uma nova empresa.
Foz do Iguaçu é uma das cidades do Estado que devem receber o novo processo de registro. Para discutir a implantação do Redesim, o presidente da Jucepar – Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, esteve em Foz na última semana, para uma reunião com o presidente da Acifi, Roni Temp, e o diretor executivo, Dimas Bragagnolo, e ainda com o prefeito Reni Pereira.
De acordo com o presidente da ACIFI, o sistema trata-se de um projeto unificado. “O Redesim unifica os dados da Junta Comercial com os dados da Prefeitura, ou seja, o empresário que pedir a licença do alvará na prefeitura terá um cadastro único, com dados cruzados tanto pelo município quanto pela junta. Isso facilitará os registros, mudanças de contrato social, e até documentação”, explicou Roni Temp.
Já o presidente da Junta Comercial destacou que, o Redesim é um projeto único de integração. “A parceria entre a Junta Comercial do Paraná e as prefeituras é um passo importante para a continuidade do projeto de integração entre os órgãos responsáveis pela liberação de uma empresa. É fundamental que essas instituições conversem entre si”, ressaltou Ardisson Akel.