Policiais civis anunciaram paralisação em todo o Paraná. Segundo o presidente do Sindicado dos Policiais Civis do Paraná, André Luiz Gutierrez, a manifestação terá inicio na quinta-feira, 20, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na nota divulgada pelo sindicato, o motivo da iniciativa da ação é, principalmente, em função do descaso do governo com a polícia civil. “Queremos reconhecimento nas questões de promoções e contratações, por exemplo.” Disse André.
Segundo o presidente do Sindicato, o governo fez uma divulgação de que pagaria algumas promoções, mas não aconteceu. André explica, que as promoções que deveriam acontecer saíram através de um decreto que foi editado em dezembro de 2012, depois cancelado e reditado em janeiro de 2013 e, até o momento, os efeitos financeiros não aconteceram.
“Pior ainda, além dessa promessa, teve os efeitos financeiros das progressões que não foram atendidas e também a questão da contratação. Outro assunto que é preciso resolver com urgência é questão carcerária.” Ressaltou André. O sindicalista chama atenção, ainda, para a reivindicação salarial e o novo estatuto da Polícia Civil que, segundo ele, foi posto em 1982, “está desatualizado”, afirmou.
Todas as delegacias de Polícia Civil do Paraná confirmaram presença na ação. A nota divulga que a paralisação será quinta-feira, 20, e continuará até o Governador Beto Richa atender os policiais.
André ressalta que os trabalhos de flagrante e homicídio vão continuar durante o período de manifestação, “pois o cidadão que já vem sendo vítima do descaso com a segurança pública não deve, também, sofrer por causa de nossas ações.”
A nota reafirma o compromisso com os policiais que vão comparecer no manifesto. O sindicado vai disponibilizar transporte, alimentação e todo o apoio necessário.