Por Daryanne Cintra
A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu inicia as atividades do ano, com novidades. Além das turmas que já existem na escola, a entidade está abrindo duas novas turmas para o curso de libras. Os estudos duram em média dois anos, e é divido por módulos. O aluno começa no básico 1, passa para o básico 2, depois para o intermediário e termina com o módulo avançado.
De acordo com a diretora da escola, Márcia Madalena da Silva, a língua de libras é uma metodologia fácil de aprender. “Estudar libras demanda interesse. É como qualquer outro curso de idioma, como o inglês por exemplo. A diferença é que o aluno aprende a falar em sinais, e com isso descobre como é o universo da cultura e da linguagem dos surdos”, explicou.
Os interessados em participar devem fazer a matrícula, direto na escola. O valor da inscrição é de R$60, e a mensalidade é 4 vezes de R$90. “Esse preço é cobrado porque demandamos do serviço dos professores e gastos com o curso”, pontuou Márcia.
Ainda conforme explicou, a intenção da APASFI é de atrair cada vez mais alunos para o curso. “Na medida em que outras pessoas falem a língua de sinais, os surdos terão mais acesso às informações. A comunicação é importante em todos os sentidos”, completou a diretora.
A APASFI fica na Rua Belarmínio de Mendonça, 621, no centro da cidade. O horário de funcionamento é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Outras informações 45 3523-4880.