Daryanne Cintra / Com assessoria
Os aeroportos do Brasil vão receber um novo sistema de embarque e desembarque de passageiros. Chamado de ELO, o sistema é uma série de conectores que formam um túnel, onde o passageiro transitará com mais facilidade, do terminal até a aeronave.
Conforme divulgou a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a primeira cidade a receber o método é Palmas. O aeroporto ganhará três módulos. Esses módulos tem a função de avançar e recuar, e ainda oferecer um elevador e uma escada para o acesso até a aeronave.
Além disso, o ambiente dos módulos é climatizado, com instalação de ar condicionado ecológico, e possui saída de emergência. De acordo com a Infraero, a acessibilidade foi o principal motivador pela busca da nova tecnologia.
Pelo plano inicial da empresa, mais 30 aeroportos serão contemplados nessa primeira fase, que poderá ser concluída até 2015. O contrato foi estimado em R$ 102 milhões para a compra dos equipamentos, mas o número de módulos não foi definido, pois a estrutura pode ser modificada de um local para outro, explicou a Infraero.