Por Daryanne Cintra
Equipes técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte estarão em Foz do Iguaçu na próxima semana, para uma vistoria na Ponte Internacional da Amizade. Essa vistoria prevê a autorização para que seja iniciado o processo de licitação para a obra, que revitalizará a Ponte. A obra contemplará a instalação de grades, cobertura para pedestres, pintura e revitalização da pista de rolamento.
De acordo com o presidente do CODEFOZ – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo, toda a parte do projeto executivo já foi concluída. “Está pendente a analise estrutural da Ponte, que avaliará se será possível a fixação das grades que vão separar a pista de pedestres da pista de rolamento. Aprovado isso, será aberto o processo de licitação”, explicou.
Com relação ao orçamento previsto para a revitalização, a estimativa do valor é de 9 milhões de reais. “Esse recurso virá do DNIT, e a empresa que vencer a licitação terá um tempo de aproximadamente cinco meses para entregar a parte superior da obra. O DNIT prevê ainda trabalho noturno, para que a obra não cause tantos transtornos para quem passa pela ponte todos os dias”, ressaltou.
Embora a obra não seja muito complexa, até porque se trata de uma revitalização, Danilo destacou que, num primeiro momento uma das pistas terá que ser interrompida para facilitar a obra na pista de rolamento. “O Codefoz irá acompanhar todos esses procedimentos, justamente para tentar aliviar os possíveis transtornos. A parte de mais atenção será essa”, concluiu.