Os agentes penitenciários do Paraná vão se reunir nesta quarta-feira (12/02), a partir das 10h, em Assembleia Geral, para definir o rumo do Sistema Prisional. Os servidores penais vão deliberar sobre Greve Geral. O encontro será em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba. Os agentes reclamam da “falta de compromisso do governo do Paraná” perante a pauta de reivindicação da categoria, que no próximo mês, completara um ano.
Desde março do ano passado, a categoria reivindica um reajuste de 23,37% sobre o Adicional de Risco devido os altos índices de morte de agentes penitenciários fora de serviço. Entre 2007 e 2012, 10 agentes morrem por conta da profissão. Em 2013 quatro morreram e outros três ficaram feridos.
O reajuste já havia sido acordado pelo governo no mês de abril pela secretária Dinorah Nogara da SEAP (Secretaria da Administração e Previdência). Entretanto, o aumento não foi cumprido e a negociação se estendeu. No mês de outubro, o governo, através de quatro secretários do estado, assinou uma Ata firmando o pagamento do reajuste parcelado em três vezes para os meses de janeiro, fevereiro e março desse ano. Até o momento o governo não cumpriu este compromisso.
Foto ilustrativa: foto tirada na última reunião dos agentes penitenciários em frente ao Palácio Iguaçu.