Nesta segunda-feira (10) começam as aulas nas 51 escolas municipais e 32 centros municipais de educação infantil (CMEIs). São cerca de 19 mil alunos matriculados nas escolas e outros 6 mil nos CMEIs. Algumas unidades ainda estão em obras.
Na Escola Municipal Parigot de Souza, está sendo construída uma quadra de esportes. Na Escola Municipal Benedicto Cordeiro, além da quadra esportiva nova o laboratório de informática está passando por uma reforma. A Escola Municipal Josinete Holler, está sendo reconstruída. A obra foi dividida em duas etapas. Enquanto as primeiras salas estão sendo construídas os estudantes frequentam as aulas no bloco dois, que ainda é de madeira.
O reforço escolar que é oferecido em todas as escolas, para os alunos do segundo ao quinto ano, começa na segunda semana de aula, no contraturno. O estudante matriculado no horário da manhã recebe o reforço no período da tarde. Quem é do período vespertino vai para o reforço de manhã.
CMEIs
Os CMEIs receberão os alunos que têm idade entre seis meses e cinco anos. Essa primeira semana será de acolhimento. Para que os pequenos se readaptem, os professores vão focar em brincadeiras, sessões de filmes e música.
A partir do dia 17, os CMEIs, vão abrir as etapas de matrícula. O contato será feito pelo próprio centro, que vai telefonar para os pais que estão na lista de espera. As aulas vão iniciar com seis mil alunos nos 32 centros, mas a expectativa é que nessa fase da matrícula outras 1.280 crianças sejam matriculadas.
A prefeitura executa ainda obras nos CMEIs Emílio de Menezes, no Morumbi I; Cecília Meireles, no Ouro Verde; Duque de Caxias, no Morumbi III e Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, que terão capacidade para 350 alunos cada um.