Por Daryanne Cintra /Com assessoria
Os municípios vizinhos de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha e São Miguel do Iguaçu, estão em estado de alerta em combate à dengue. Os índices de infestação do mosquito nessas duas cidades, tanto no perímetro urbano quando o rural aumentou.
De acordo com a Vigilância Sanitária de São Miguel do Iguaçu, em novembro de 2013 o índice era 1,2%, e agora em 2014 com o fim do levantamento o índice subiu para 7,1%. Ainda conforme disse a vigilância, 80% dos focos foram encontrados nas residências da cidade.
Embora o índice em São Miguel esteja realmente alto, apenas um caso de dengue foi confirmado no município. Mas, em contrapartida a prefeitura alerta que, cada morador deve fazer a sua parte. Além disso, equipes de endemias também prestam serviço, percorrendo os bairros da cidade.
Já em Santa Terezinha de Itaipu o índice de infestação aumentou de 1,7% para 5,4%, com base nos levantamentos feitos entre os dias 6 à 10 de janeiro. O relatório mostrou ainda que, os maiores criadouros foram encontrados em vasos, pratinhas com água, bebedouros de animais, lixos e resíduos sólidos.
O Departamento de Vigilância em Saúde de Santa Terezinha, alerta que, embora os agentes desenvolvam as atividades de orientação, é importante a atenção da população. Com atitudes simples, é possível eliminar qualquer tipo de objeto, que possa servir de criadouro para o mosquito da dengue.