Por Daryanne Cintra
Após um grande período em estado de alerta, o município de Foz do Iguaçu tem motivos para comemorar. O diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, divulgou na sexta-feira, ao vivo, durante o programa Contraponto, os casos de dengue registrados neste início de ano. De acordo com ele, no ano passado, em 2013, nas primeiras cinco semanas a equipe de epidemiologia confirmou 71 casos de dengue. A boa notícia é que, nas primeiras cinco semanas deste ano, 2014, foram confirmados apenas 4 casos na cidade.
Ademir avaliou, quais fatores contribuíram para o sucesso da campanha em combate à dengue. “Foi uma junção de fatores. Graças ao trabalho feito pelas equipes, tendo a frente o prefeito Reni Pereira, e principalmente a ajuda da comunidade, foi possível chegar a esse resultado. Os números mostram o quanto é eficaz o cuidado e a prevenção, contra a proliferação do mosquito”, ressaltou.
Uma das ações feita pelo Centro de Controle de Zoonoses em Foz é o fumacê pelos bairros. De acordo com o responsável técnico pelo controle de vetores, Willian Gomes, o trabalho continua. “Fechamos alguns ciclos de aplicação, mas agora iniciamos o vira, que se trata de um levantamento da eficiência do fumacê nas regiões que passamos”, explicou.
Para esse levantamento, equipes do CCZ vão visitar cerca de 10% das residências nos bairros que receberam o fumacê. “Queremos ver a eficácia da aplicação, para então avaliarmos se serão necessárias novas passagens de ciclo. Além disso, o trabalho de vistoria feito pelos agentes continua, de casa em casa, em vários bairros de Foz”, completou.