Atendendo aos diretores de Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJAs) e coordenadores de Educação de Jovens e Adultos dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação ampliou até o próximo dia 28 o prazo para matrículas de novos alunos na EJA. O prazo se encerrava nesta sexta-feira (10). Segundo informaram técnicos da Secretaria, a ampliação do período de inscrições é destinada a facilitar o processo de organização das escolas.
As matrículas podem ser feitas em qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos CEEBJAs. Durante este ano serão quatro etapas para matrículas na EJA: janeiro/fevereiro, abril/maio, julho/agosto e outubro/novembro. Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro. Alunos do ano anterior têm vaga garantida.
A EJA atende alunos acima de 15 anos. O aluno recebe o material de ensino e passa por avaliação com um pedagogo, que vai indicar a forma de escolarização conforme o perfil do estudante. A escolarização pode ser na forma coletiva, em que o aluno tem dias certos e frequência a cumprir. Na forma individual, o aluno cumpre a carga horária da disciplina de acordo com a oferta da escola.
Em Foz do Iguaçu a Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, do Núcleo Regional de Ensino de Foz, Liege Fontoura, explica que para os alunos novos, iniciantes no EJA 2014, o período da matricula já teve inicio no dia 13/01 e acontece até o dia 28 de fevereiro. Já os alunos matriculados, conforme termina a disciplina podem refazer a matricula.
A Coordenadora ressalta que “é necessário o aluno ter 15 anos de idade completos para ingressar o curso do EJA parte dois, que correspondem aos anos finais do ensino fundamental. E para o ensino médio, a idade é 18 anos completos”.
O aluno que tiver interesse é necessário apresentar documentos pessoais e o histórico escolar. A Coordenadora explica que se o aluno não tiver como comprovar que estudou, ele poderá fazer uma avaliação de classificação e, a escola, vai analisar e então direcionar o aluno na serie adequada.
“Ele pode cursar quatro disciplina simultaneamente, pois não é período de ano como ensino regular e sim é eliminação por disciplina. Ele pode terminar essas quatro disciplinas e se matricular em mais quatro”. Conta. Em média, o aluno faz 22 meses cursados.
Acontecerão mais três etapas de matriculas: Dia 14/04 a 09/05, em seguida no dia 07/07 a 01/08, e para finalizar no dia 06/10 a 07/11. Estas datas são para alunos que ainda não estão matriculados na rede.
São dez escolas que oferecem cursos do EJA e mais dois CEEBJA em Foz, sendo que um deles é exclusivo para unidades prisionais.
Escolas: Airton Senna, Dr Arnaldo Busatto , Prof Carmelita de Souza Dia, Presidente Costa e Silva, Ipê roxo, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Paulo Freire, Escola Santa Rita de Cássia, Tancredo de Almeida Neves, Ulysses Guimarães.