Nesta terça-feira (04) é comemorado o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tem o objetivo de unir o mundo todo na luta contra a epidemia global do câncer por meio da sensibilização e educação sobre a doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A doença ataca 576 mil brasileiros ao ano. Porém, se detectada precocemente, a doença apresenta elevado percentual de cura.
Com os dias mais longos e as altas temperaturas de verão o contato com o sol exige cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele que, na forma mais grave, o melanoma, pode levar à morte. No mundo, sete milhões de pessoas morrem por melanoma ao ano.
Proteja-se
– Além de óculos de sol, use chapéus e bonés de abas largas e proteja as partes mais expostas. Não são raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas.
– Evite ficar sob o sol entre as 10 e 16 horas, quando a irradiação de ultravioleta é maior.
– Conheça o histórico de problemas de pele na sua família. Ele pode indicar a necessidade de cuidados especiais.
– Abuse do protetor solar em todas as partes do corpo. Repita a aplicação diversas vezes e não apenas no início da atividade. E lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele.
(fonte: Instituto Nacional do Câncer)