Por Daryanne Cintra
Uma das mais populares festas brasileiras acontece no neste domingo, 2 de fevereiro em todo o país – A festa de Iemanjá. O dia atrai milhares de fieis e admiradores que entregam oferendas e homenagens à Rainha do Mar.
De acordo com mãe de santo Amanda Vieira, que está à frente da casa de candomblé ‘Ilé Asé Iga Odé’, a comemoração dos praticantes da crença começa neste sábado. “Hoje faremos as oferendas para Iemanjá, dentro da casa de culto. Fazemos tudo àquilo que temos de princípios dentro do candomblé”, contou.
Já no domingo (2) a comemoração é aberta ao público, com uma carreata em homenagem a Iemanjá. A saída será da 3ª Pista da Avenida JK, às 16h30, seguindo até a beira do Rio Iguaçu, onde serão entregues as oferendas.
“As pessoas levam para agradar a Iemanjá, perfumes, flores, batom, colônias, tudo o que uma mulher vaidosa gosta. Nós a consideramos a mãe maior. No culto afro ela chama ‘Iá’ que quer dizer mãe, ‘Ori’ que é cabeça. Ou seja, Iemanjá é a mãe que cuida da cabeça, trazendo equilíbrio na vida do ser humano junto com oxalá”, completou mãe Amanda.