A direção dos Correios emitiu nota na quinta-feira (3) informando que as unidades, em todo o Brasil, funcionavam normalmente, com 96,12% do efetivo total da empresa trabalhando, o que corresponde a 121.515 empregados. Segundo o texto, a aferição de presença é realizada por meio de sistema eletrônico. Todas as agências abriram. No Paraná, 92,36% dos empregados trabalham normalmente e em muitos municípios não houve adesão ao movimento.
A principal reclamação dos trabalhadores está relacionada a mudanças no plano de saúde. A direção dos Correios declara que está sendo cumprido o que foi definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no ano passado e que todos os benefícios estão garantidos, incluindo dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, não cobrança de mensalidade ou tarifas, rede credenciada e cobertura de procedimentos entre outros.
Representantes sindicais alegam que esta não é realidade e que a paralisação já compromete a entrega de correspondências e encomendas. Ainda segundo os sindicalistas ao contrário do que diz a nota emitida, a empresa está promovendo alterações no plano de saúde.
Procon orienta consumidor sobre greve dos correios
O Procon do Paraná orienta que nenhum prejuízo pode ser imposto ao consumidor em razão do anúncio da paralisação dos correios. De acordo com o órgão de defesa de consumidor, questões entre empregados e empregadores não devem prejudicar os consumidores. Caso alguém tenha qualquer prejuízo deve formalizar reclamação no Procon.
O consumidor pode optar por entrar em contato com os fornecedores, que devem disponibilizar outras formas de pagamento, como recebimento direto, envio de boletos por e-mail ou até mesmo do código de barras para que o pagamento possa ser feito regularmente.