Por, Dante Quadra
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, falou de Brasília nesta sexta-feira (31) ao vivo durante o programa Contraponto. Este é o último final de semana da petista à frente dos ministérios, sendo que na segunda-feira (3) volta ao Senado Federal. Gleisi confirmou que a saída do Palácio do Planalto tem um objetivo político, a partir de agora poderá acompanhar melhor a movimentação política no Paraná, para então decidir uma provável candidatura ao Governo do Estado.
Sobre os dois anos e sete meses em que esteve ao lado da presidente Dilma Rousseff, Gleisi destacou os investimentos feitos pelo governo federal, salientando infraestrutura, educação e saúde. Sobre a construção da segunda ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai, a ministra confirmou o anúncio feito por Dilma em novembro do ano passado, durante uma rápida passagem por Foz do Iguaçu para inaugurar a Linha de 500 KV, entre as cidades paraguaias de Hernandárias e Assunção.
“A segunda ponte nós estamos com o edital praticamente pronto. Estamos em consulta com o governo do Paraguai, já tive várias reuniões aqui com o Ministério dos Transportes e tão logo a consulta se finalize e esteja tudo okay, nós vamos colocar em licitação pra que a gente possa em enfim avançar, porque é um compromisso da presidenta e uma necessidade do no estado do Paraná, Paraguai e para o país”, disse a ministra.
Gleisi também falou sobre a segurança na fronteira, como sendo uma preocupação do governo, principalmente Foz do Iguaçu, a fronteira mais populosa do país. “Nós temos um programa, que é o Segurança na Fronteira. Inclusive o vice-presidente Michel Temer é o coordenador, junto com o ministro da Justiça e que está levando o VANT, o policiamento, que faz a integração da Polícia Federal, com a Polícia Civil, Polícia Militar, com a Receita e temos tido avanços importantes na fronteira, como apreensões de drogas, apreensões de descaminho. Isso tudo melhora muito a condição de segurança. É obvio que nós precisamos aumentar”, ressaltou Gleisi.
Gleisi Hoffmann falou ainda sobre o compromisso em tirar do papel o projeto do Parque Liner (Beira Foz), onde já teve várias reuniões com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso. “Penso que neste ano já temos condições de lançar uma parte dele, que é uma torre de observação ao na fronteira”, completou.
Escute a entrevista: