A desvalorização da moeda argentina está fazendo com que milhares de brasileiros e paraguaios cruzem a fronteira para comprar nos mercados do país vizinho. O peso está sendo vendido nas casas de câmbio de Foz do Iguaçu por R$ 0.28, fazendo com que os postos de combustível de Puerto Iguazú também voltem a ser procurados pelos estrangeiros.
Para brasileiros e paraguaios, os preços no comércio argentino chegam a ser a metade dos encontrados nas prateleiras dos mercados de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, principalmente higiene pessoal e limpeza, além dos já conhecidos queijos, salames, azeites e vinhos.
Para a União Industrial Paraguaia, a desvalorização do peso pode resultar em queda nas vendas em supermercados e postos de Cidade do Leste. Os empresários do Paraguai também temem que com os baixos preços na Argentina, o contrabando de mercadorias entre os dois países ganhe força.
Em Foz do Iguaçu o setor de bares e restaurantes também demonstra preocupação cada vez que o peso fica mais barato, atraindo os moradores do lado brasileiro da fronteira que apreciam a culinária de Puerto Iguazú.
Com informações do Iguazú Noticias