A participação brasileira na Copa Libertadores começou com duas derrotas fora de casa. O Botafogo foi superado por 1 a 0 pelo Deportivo Quito, no Equador, e o Sporting Cristal, em Lima, bateu o Atlético Paranaense por 2 a 1. Veja como foram as partidas de ida dos confrontos que decidem quem avançará para a fase de grupos da competição continental.
Em Quito, o Alvinegro não sofreu tanto com a altitude, mas pouco fez em campo. O gol do Deportivo Quito saiu logo no início, no oportunismo de Estupiñán, que aproveitou rebote da zaga brasileira e bateu para marcar o gol aos 18 minutos. A melhor chance do Botafogo aconteceu quando o placar ainda estava 0 a 0. Ferreyra recebeu na entrada da área, diante do goleiro adversário, mas demorou para finalizar e acabou sendo atrapalhado pela zaga.
Botafogo e Deportivo Quito voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Maracanã. Os alvinegros precisam da vitória por dois gols de diferença para avançar para a fase de grupos sem depender dos pênaltis.
No Estádio Nacional, em Lima, Atlético Paranaense e Sporting Cristal fizeram um jogo bastante disputado. O time da casa saiu na frente, aos 29 do primeiro tempo, quando Ávila recebeu com total liberdade e tocou na saída de Weverton. Aos nove da segunda etapa, contudo, Éderson converteu pênalti e deixou tudo igual. Pouco depois, aos 15 e também de pênalti, Lobatón voltou a colocar o time da casa à frente. O placar, então, se manteve inalterado até o fim.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima semana, na Vila Capanema, em Curitiba. Quem avançar entrará no Grupo 1, que já conta com Vélez Sarsfield, The Strongest e Universitario.
Por FIFA
Foto: Site Oficial Atlético-PR